17.11.14

Todos somos espelhos.

Meu filho de apenas 3 anos já disputa comigo as pontas dos ossos de galinha que comemos, isso parece algo meio incomum se não considerarmos o fato dele ter nascido me assistindo comendo essas partes desprezadas pela maioria das pessoas.

Além disso, ele já pede para vestir as mesmas roupas, repete as mesmas frases e as demonstrações de carinho e até as ofensas que outrora pronunciamos.

Dois fatos marcantes aconteceram nos últimos dias. Todos os dias costumamos orar antes de dormir, um dia desses eu me esqueci desta nossa rotina e ele logo me chamou novamente e me lembrou do esquecido. No domingo, em nosso encontro de convivência com outros amigos "do Caminho", ele também repetiu o gesto de contribuir. 

Ao acompanhar essas e outras coisas, veio a minha mente uma citação interessante: "Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino."

É a mais pura realidade, é por isso que o Ap. Paulo, na carta aos Efésios, fala acerca de hábitos arraigados, e a nossa luta constante na transformação da mente, onde dia após dia procuramos novos hábitos e, assim a renovação constante, desta forma, a cada dia, alcançamos a "salvação de nós mesmos" e de nossa natureza. Somos sempre barro, uma obra inacabada.

 " Que miserável homem que eu sou; quem me livrará do corpo desta morte.
As coisas que quero fazer eu não faço, as que eu não quero, isso sim eu faço." (Ap. Paulo)


Temos um papel fundamental, socialmente falando, na vida dos que nos rodeiam, não somos seres meramente biológicos, somos seres sociais, históricos e psicológicos, por isso diante da sociedade precisamos cultivar bons hábitos de convivência, não são apenas os nosso filhos que nos enxergam como espelhos, em todo encontro humano e qualquer ambiente que estejamos inseridos, em toda relação social deixamos "um pedaço de nós".

Que espelho estamos sendo? Seja qual imagem estejamos refletindo hoje, que possamos contribuir para que cultivemos bons hábitos e, assim, buscarmos uma transformação social hoje e para o nosso futuro.

Luciano Costa

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...