20.2.12

O que é educação?

Na primeira semana de aula deste ano resolvi fazer uma reflexão com os alunos sobre a importância da educação em nossa sociedade.


É através do processo educativo que aprendemos valores importantes para viver em sociedade, também aprendemos várias normas de conduta sem as quais a sociedade se tornaria um caos.


A educação se faz sobre três pilares, o primeiro deles e mais importante é a família, onde  a pessoa aprende valores fundamentais, desde criança o ser é formado a fim de que se torne um cidadão de bem, sendo preparado para a vida nesse mundo.


O segundo pilar é a vida em sociedade, em todos os momentos da vida a pessoa se relaciona com pessoas que vão trazer costumes e valores para a vida.


 O terceiro pilar, muito valorizado na sociedade moderna é a escola, a que chamamos de educação escolar, onde o educando aprende bons valores para a vida em sociedade através dos chamados "conteúdos escolares", popularmente chamados de "matérias", cada uma com sua importância.


Os três pilares em conjunto serão responsáveis pela educação e pela preparação para o mundo e para o mundo e para a vida em sociedade. Eles são indissociáveis e devem trabalçhar em conjunto visto que nenhum deles é capaz de realizar todo o processo educativo sozinho.


O que tem acontecido na atualidade é que algum dos pilares está sempre rompido, na maioria das vezes fica à cargo da escola cumprir todo o processo educativo e o educando fica com uma formação incompleta já que falta os ensinamentos da "escola da vida". Outras vezes a escola e não cumpre seu papel já que em muitos casos ela está sucateada e não recebe o investimento e o valor necessário pelo poder público e em alguns casos pelo próprio "educador". A sociedade, outro pilar importante tem ensinado em 90% dos casos apenas lixo e coisas fúteis, basta ligar a TV que tem um grande poder de persuasão na atualidade.


Os pais estão pouco presentes e não tem acompanhado a escola que não possui todos os instrumentos para uma educação plena. Existe uma grande carga muito grande, principalmente sobre os educadores (professores), até mesmo das direções escolares que não cumprem plenamente o seu papel já que a escola é como uma  engrenagem, se um elo se rompe todo um trabalho é comprometido.


A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), sabiamente fala sobre estes três pilares da educação citados acima, porém, assim como todas as belíssimas leis do Brasil, não existem instrumentos para se cumprir, os pais e a sociedade nunca são responsabilizados, a escola sempre é culpada e punida, no dia-a-dia, as 800h anuais que o aluno passa na escola são corrompidas em 10 min. diante de uma TV sem restrição dos pais e da justiça para alguns programas "(DES)educadores".


Educação também se faz com amizade e com comprometimento, onde todas as partes envolvidas trabalham pela excelência.


O alunado muitas vezes culpa a família e a sociedade pelo seu fracasso mas não cumpre o seu papel, vocês não são máquinas programadas para seguir um caminho traçado pelas condições sociais, não sejamos deterministas, somos senhores da nossa própria história. Se fizermos alguma coisa, tomarmos uma atitude, alguma coisa vai acontecer, não sabemos se o resultado será bom ou ruim, porém, existe uma possibilidade, se não fizermos nada, nada irá acontecer, tudo permanecerá como está, atitude é fundamental e a educação é capaz de mudar o rumo de uma vida e eu sou testemunha do que escrevo.


Pense nisso, a escola é formada por gente, ela só existe, de fato, quando cumpre o seu papel social, e ela só cumpre este papel com a ação de todos os envolvidos cumprindo as suas responsabilidades.


Luciano Costa



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...