7.1.11

Saiba os principais pontos de um edital de concurso


Com a chegada do ano novo, vêm também novos sonhos, planos e metas. Muitas pessoas aproveitam o início de um novo ano e decidem traçar novos objetivos. Se você pretende prestar o seu primeiro concurso em 2011 ou dedicar esse ano para os concursos públicos, você deve ficar atento a alguns pontos principais relacionados ao edital e como localizar alguns detalhes importantes, esse é um dos primeiros passos.

Mas antes é preciso decidir a área do concurso que você pretende fazer, pois áreas como de tribunais, bancos, polícia e área fiscal têm características próprias, e é importante saber todas essas especificações para se preparar melhor para as provas. O ideal é que o candidato se organize e estabeleça métodos de estudo, para que consiga estudar o conteúdo geral antes de aprofundar os pontos específicos de cada área.

O EDITAL

Todo concurso possui edital, um documento que informa o que vai ser cobrado na prova; ele normalmente é publicado cerca de dois meses antes do dia da prova, por isso é importante que o candidato comece a estudar antes de o edital do concurso ser divulgado, para que depois ele possa aprofundar as questões específicas de cada concurso. Porém muitos candidatos se desesperam ao se deparar com um edital, por não saberem distinguir os pontos mais importantes e que merecem mais atenção.

Através do edital, você vai poder decidir realmente se quer prestar aquele concurso ou não. Muitos candidatos já têm noção de todos os pontos que são exigidos e começam a preparação desde cedo, mas é extremamente importante que o edital seja lido do início ao fim com o máximo de atenção, pois ele é o regulamento para participar do concurso.

É aconselhável que o candidato procure acessar o edital no site da organizadora, pois quando esse documento é divulgado em diários oficiais, muitos pontos vêm em letras menores, o que pode passar despercebido e, consequentemente, prejudicar o candidato. No próprio edital é possível encontrar o nome da instituição responsável pelo concurso.

Também é através dele que o candidato vai saber o que será cobrado nas provas de cada disciplina. Normalmente o concurso consta de uma prova com conteúdo básico, exigido para os cargos de mesmo nível, e com disciplinas específicas, que variam com o cargo. O candidato pode encontrar essas informações buscando pelas palavras-chave “conteúdo programático”, “programa” e “conhecimentos”.

ME INTERESSA?

Alguns pontos no edital devem ser consultados antes de qualquer outro, pois são determinantes para que o candidato decida se ele pode participar do concurso e se é do seu interesse. Esses pontos são as vagas e os salários oferecidos, a escolaridade exigida o local de trabalho.

O candidato também pode consultar o número de vagas e a carga horária de trabalho, buscando por palavras-chave, como “provimento de vagas no cargo de” e “jornada de trabalho”, respectivamente.

Além disso, é importante observar se o concurso visa preencher vagas abertas ou se é um concurso para cadastro de reserva. O cadastro de reserva tem o objetivo de formar uma lista reserva de concursados, caso sejam abertas vagas durante o tempo de validade do concurso (esse tempo também consta no edital). Essas informações normalmente aparecem logo no início do documento.

Se o candidato for portador de deficiência física, faz-se necessário checar se o concurso destina alguma parcela das vagas a essas pessoas. Além disso, o candidato precisa comprovar sua condição através de laudos médicos e exigências específicas. Para facilitar a busca, é possível encontrar essas informações buscando pelas palavras-chaves “condições especiais”.

Todo concurso possui requisitos gerais, como ser maior de idade e ser brasileiro, entre outros, e requisitos específicos, que variam de acordo com o cargo desejado. O candidato precisa estar atento a todas essas exigências para depois decidir participar do concurso ou não.

O CONCURSO


Após checar todos esses pontos e estar enquadrado em todos eles, é hora de o candidato consultar as datas de inscrição e os dias e locais de prova. Também é necessário se informar sobre a taxa de inscrição, pois se o candidato quiser pedir a isenção da taxa, ele precisa ficar atento quanto ao prazo e aos procedimentos. Normalmente o prazo é pequeno para essa solicitação; no caso de o pedido não ser aceito, o candidato ainda terá tempo de efetuar a inscrição normalmente, pagando a taxa.

Por fim, o candidato precisa consultar também o número de etapas e os tipos de prova, que podem ser objetivas, orais, discursivas, de título ou testes físicos (isso vai depender exclusivamente das exigências do cargo).

RECURSOS

O candidato pode apresentar recurso fundamentado caso discorde dos gabaritos oficiais referentes às questões de prova. Para fazer isso, ele deve consultar o edital, onde constam as orientações de como fazer isso e o prazo para fazê-lo. O candidato precisa estar atento para não perder o prazo, que normalmente é de dois dias após a divulgação do gabarito.

Agora que você já tem um manual de como ler bem um edital, foi dada a largada. Você já pode começar a procurar concursos que te interessem por todo país e seguir nossas dicas para consultar o edital.

Comece a estudar o mais rápido possível, estabeleça metas e planos de estudo e seja disciplinado. Procure provas anteriores no site da instituição organizadora do concurso que quer prestar, assim você pode se adequar ao perfil de prova do local.

Tente deixar os últimos 15 dias antes da prova para revisão do conteúdo estudado e a véspera da prova para descansar a cabeça, e boa sorte!

Fonte: Ecaderno

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...