27.7.10

Futebol "deseduca" quando o assunto é geografia

R7 reuniu algumas das principais esquisitices do esporte; leia e tente entender

Vinícius Galante, do R7 publicado em 12/12/2009 às 06h03:

Foi-se o tempo em que era possível aprender geografia conferindo os dados dos países nos álbuns de figurinhas da Copa do Mundo. Nos dias atuais, o mundo do futebol criou uma nova dinâmica para o mapa mundi seja por razões políticas ou de rearranjo de forças.

Veja abaixo algumas dessas principais esquisitices geográficas:

Austrália na Confederação Asiática de Futebol:

Foto por Lucas Dawson/Getty Images

A Austrália, que fica localizada na Oceania, está filiada à Confederação Asiática de Futebol desde 2006 e classificou-se facilmente para a Copa do Mundo de 2010

Apesar de estar localizada na Oceania, a Austrália faz parte, desde 2006, da Confederação Asiática de Futebol. Era uma antiga reivindicação dos “cangurus”, que apesar de terem a supremacia do esporte em seu continente, não garantiam vaga direta para a Copa do Mundo. Tinham antes que passar por uma repescagem. Na nova geografia, eles se classificaram facilmente para o Mundial de 2010.

Bloco econômico fictício

Entre 1998 e 2001, realizou-se na América do Sul a Copa Mercosul, que colocava em disputa times dos países integrantes à época do Mercado Comum do Sul, bloco econômico que entrou em vigor em 1995 (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Chile).

Mas, curiosamente, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) criou uma outra competição que colocava em ação clubes de outros países do continente e contou também com equipes de México, Estados Unidos e Costa Rica. O nome do torneio era Copa Merconorte, bloco econômico que jamais existiu.

Times mexicanos na Copa Sul-Americana

Com o fim das Copas Mercosul e Merconorte, a Conmebol criou, em 2002, a Copa Sul-Americana. A competição contava com times de todo o continente e também do México, país localizado na América do Norte. Isso se explica pela grande força econômica do país, que atrai anunciantes e cujo público é importante para a Fox, televisão que detém os direitos da competição.

Mineiro de Porto Alegre. Baiano de São Paulo.

As curiosidades geográficas aparecem também no apelido de alguns jogadores. Autor do gol que deu o título mundial de 2005 ao São Paulo, na vitória de 1 a 0 sobre o Liverpool (Inglaterra), Mineiro nasceu em Porto Alegre (RS). A história de seu apelido é longa: quando seu irmão jogava nas categorias de base do Internacional, os colegas achavam-no parecido com Cláudio Mineiro, atleta profissional no clube gaúcho. Quando começou a jogar, ele herdou o apelido.

O atacante Fernando Baiano, ex-Corinthians, e que atualmente joga no Al-Wahda (Emirados Árabes Unidos), nasceu em São Paulo. Nem o próprio jogador sabe ao certo a origem de seu apelido.

Israel na Europa

Apesar de ficar na Ásia, a seleção israelense de futebol faz parte da Uefa (União Européia de futebol) desde 1991. Isso acontece por causa dos conflitos entre o Estado judaico e diversos países árabes por causa dos terrenos palestinos.

Desde que passou a disputar competições com seleções européias, Israel nunca se classificou para uma Copa do Mundo ou para a Eurocopa. Mas os times do país participam sempre de competições do continente. Foi o caso nesta temporada do Maccabi Haifa, que terminou a fase de grupos da Liga dos Campeões sem ganhar ponto.

Japão na Copa América

O Japão, país asiático, participou da Copa América em 1999, quando se preparava para sediar a Copa do Mundo de 2002 juntamente com a Coréia do Sul. A seleção oriental despediu-se da competição ainda na primeira fase, com apenas um ponto ganho em três partidas. A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) já oficializou o convite para que o país participe novamente da competição em 2011, na Argentina.

Nordestinos na Copa Norte

Apesar de Maranhão e Piauí pertencerem à região Nordeste, os clubes destes estados participaram da Copa Norte entre 1997 e 2002 e não da Copa Nordeste. O Sampaio Corrêa (Maranhão) foi campeão da competição em 2000.

Fonte: Portal R7

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...