9.6.10

A carga tributária e o Estado brasileiro

Na semana passada o presidente Lula defendeu em discurso a carga tributária brasileira, segundo ele "Quem tem carga tributária de 10% não tem Estado". Segundo Lula, um Estado com 9 ou 10% de impostos não pode fazer nada.

Como é amplamente divulgado, o Brasil perde para poucos países do mundo em termos de carga tributária. Para se ter uma idéia, trabalhamos até o mês de maio apenas para pagar impostos.

O Brasil mesmo com todos os impostos cobrados dos contribuintes parece não ter Estado, ou melhor dizendo, possui Estado para alguns e para outros não.

Quem mais precisa do Estado não recebe os serviços sociais básicos que precisa com qualidade, é só observarmos os exemplos claros do caos na educação e saúde pública.

Por outro lado, o Estado é bem eficaz no que diz respeito à repressão, seja repressão contra as greves, manifestações populares em geral, etc. O Estado possui uma força muito grande neste sentido.

E tem gente que ainda diz que vivemos em uma democracia...

Luciano Costa

Um comentário:

Raissa Izola Duarte disse...

Mas pra vc o que é democracia? Existe um termo, um conceito...até mesmo um ideal único do que vem a ser democracia? Nos meus poucos anos de estudo pude perceber quem nem os maiores e melhores pesquisadores das Ciências Socias chegaram a uma conclusão. Talvez podemos ressaltar aspectos que não são democráticos embora outros sejam, e veja só que coisa espetacular que é a vida humana...presentes no mesmo contexto. Isso podemos afirmar a vida, assim como a cultura não é estática, não é isso ou aquilo, não é uma coisa ou outra.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...