21.2.10

www.lucianogeo.com na revista da hora - Reportagem "Aprenda geografia com a web"


Sites trazem mapas, estatísticas, curiosidades e explicações para quem pesquisa sobre o assunto

por Vinicius Aguiari

Aquecimento global, questões energéticas, estatísticas sobre população, biomas e suas características. Todos esses são temas relacionados à geografia - ciência que estuda a superfície da Terra e suas relações com os grupos humanos - e podem ser escobertos na internet.

"Sem dúvida, a rede é uma grande fonte de pesquisa. Há dados da geografia em suas diversas frentes, como a humana e a geopolítica. Mas é preciso saber filtrar as informações. Não podemos confiar em tudo que encontramos", explica o professor Luciano Costa, 25 anos, que mantém um blog sobre o assunto. Costa diz que começou a criar a página sem muitas pretenções e que descobriu o potencial do canal com o tempo. "Tento fazer dele um instrumento de educação, já que milhões de pessoas utilizam a internet em suas pesquisas hoje."

Um dos mais completos e confiáveis sites da rede é o do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), que divulga dados sobre a população brasileira e tem seção de mapas e uma biblioteca on-line. Quem está à procura de informações para pesquisas escolares, provas e vestibulares pode acessar a página do UOL Educação, que divide os tópicos em ordem alfabética.

Sala de aula on-line


IBGE
No site o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, é possível encontrar dados sobre a população e indicadores econômicos e sociais, entre outros assuntos. Também permite navegar em um mapa interativo na seção Países@

Só Geografia
A proposta do site é ensinar a disciplina de um jeito divertido. Traz informações sobre cartografia, clima, vegetação, ambiente etc. Também permite fazer buscas de acordo com os Estados.

World Map Finder
O endereço reúne uma série de mapas mundiais, em alta resolução, que podem ser baixados e impressos. Tem, por exemplo, uma mapa noturno que mostra a luz emitida em cada país.

Luciano Costa
Em seu blog, o professor discute a questão dos deslizamentos de terra e aponta medidas preventivas. Explica também o que são os abalos sísmicos e como eles ocorrem e publica algumas "pérolas" do Enem para dscontrair.

Discovery Brasil
O site é um complemento ao canal da Tv a cabo. Traz vídeos e fotos com curiosidades, jogos interativos, além do blog "Descubra o verde", dedicado às mudanças climáticas e às novas políticas urbanas.

Brasil Escola
Bem organizado, o conteúdo da página é dividido em seções, como Geografia do Brasil, Arqueologia, Blocos econômicos e Paisagens naturais, entre outras. Boa fonte para estudos e pesquisas.

Professor Giba
No blog, o professor Gilberto Pamplona compartilha notícias que considera interessantes. Traz, por exemplo, um infográfico explicativo sobre o petróleo do pré-sal, textos sobre o aquecimento global e sugestão de plano de aula para professores.

UOL Educação
A seção dedicada à disciplina divide os tópicos em ordem alfabética. África, agricultura, escala Richter, ONU, Haiti e latífundio são alguns dos assuntos explicados no endereço.

Geopolítica
O blog reúne notícias sobre o tema, além de fotos, vídeos e curiosidades. Indicado para quem precisa ficar por dentro dos assuntos atuais.

Portal da Energia
O objetivo do site é reunir notícias e discutir questões relacionadas à geopolítica e às energias em todos os países que falam a língua portuguesa. Petróleo, biomassa e energia eólica são alguns dos temas apresentados.

Fonte: Digitado a partir de matéria publicada na Revista da Hora

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...