20.11.09

A sucessão de 2010, o apagão e as promessas do Aécio em JF.

É impressionante como já começaram a troca de "elogios" entre os partidos e os possíveis candidatos a presidencia para 2010.

Esta semana de 5 em 5 minutos passava uma propaganda na TV do PSDB que criticava o apagão e a ministra Dilma.

Ora, não estou aqui querendo defender ninguém, mas nem os menos esclarecidos cidadãos brasileiros serão manipulados com este besteirol. Todos sabemos que falhas podem ocorrer a qualquer momento e com todos, mas qualquer que seja o deslize para os partidários já ha uma chance de criticar. Será que a pessoa da ministra é responsável pelo apagão, teria ela o conhecimento técnico e a onipresença suficiente para controlar todo o sistema elétrico brasileiro além de tratar das questões burocráticas?

Parece até brincadeira, mas o apelo é muito grande e em breve começará a sujeira política ainda mais descarada.

Outro fato que chama a atenção são as visitas e promessas dos possíveis candidatos a cidades que durante anos ficaram esquecidas.

Juiz de Fora esta semana recebeu a visita do governador Aécio Neves que durante 7 anos de governo abandonou a cidade e fez com que muitos postos de emprego fossem transferidos para o RJ ou fechassem já que a carga tributária em MG é enorme, com sua hostil política tributária que a cada dia aumenta a tributação sobre os ítens muitas empresas empresas de porte pequeno e médio (maiores empregadoras) não resistiram. Na época em que eu trabalhei em uma empresa as reformas eram constantes assim como a forma de calcular os tributos que oneravam cada vez mais as empresas.

Esta semana veio propor uma "guerra fiscal" com o RJ para trazer empregos, mas esses incentivos com certeza serão para grandes empresas bastante automatizadas que usurpam de nosso potencial econômico e não para as empresas menores que realmente geram emprego e renda para a região. Falsas promessas que se acontecerem não vão mudar em nada o panorama regional.

O que precisamos é de medidas preventivas e planejamento adequado, além de uma grande reforma tributária a fim de manter um padrão econômico para a região e a cidade que no passado já recebeu o título de Manchester Mineira, estas promessas eleitoreiras e medidas paleativas não ajudam em quase nada, depois as autoridades ficam se perguntando o porque da migração de vários juizforanos para cidades interioranas do RJ onde conseguem bons empregos e melhores salários.

É bem mais eficaz trabalhar preventivamente do que remediar um estado de décadas de estagnação econômica. Ao passar as eleições tudo é esquecido e a pouca memória do povo brasileiro novamente elege os lobos responsáveis por devorar nosso país.

Luciano Costa

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...