25.11.09

Aumento do IPTU em JF.


Diferentemente do que prometeu o atual prefeito CUstódio Mattos durante a campanha eleitoral, me recordo muito bem daquela "cara lavada" que dizia que o povo já sofria com a crise, além de no Brasil pagarem uma carga tributária muito grande.

"Temos que reorganizar e administrar melhor os recursos" Disse CUstódio durante a campanha, agora vemos o contrário, o grande descaso com o contribuinte e a grande artimanha de administrador para promover o mal.

Diploma e experiência não são nada se não utilizados para o bem, inclusive se tornam as maiores incompetências e perversidades.

Pobres daqueles que negociaram seus votos , são os que mais serão lesados já que este governo não é popular.

Já começaram as articulações do governo municipal a fim de aumentar o valor pago pelos imóveis de Juiz de Fora.

Algo muito cômico foi a entrevista de uma das secretárias do governo tucano no MGTV buscando justificar o aumento e fazer com que o contribuinte juizforano acredite que o aumento não é um aumento. Acreditem, isso é verdade. O povo é que vai sofrer tendo que desembolsar um pouco mais de seu suado dinheiro.

Segundo ela, o que vai acontecer é a revisão dos valores venais dos imóveis, para quem não sabe é o valor que consta no carnê do IPTU que nem sempre expressa a realidade atual.

Se o valor do IPTU é obtido pela multiplicação do valor venal pela alíquota cobrada, logicamente vai haver um aumento e vamos pagar mais.

Outra mudança é a redução do desconto para quem paga o imposto a vista, que não será mais de 20%, mas de 7%.

Cabe a pergunta, por que a prefeitura não estimula o pagamento único já que vai arrecadar mais no início do ano?

A resposta é simples, quando chegar novamente o período de reajustar o salário do funcionalismo municipal vai ser a mesma história da falta de recursos, o governo municipal não quer que tenhamos na cidade dinheiro em caixa. Para quem já trabalhou no setor administrativo é muito fácil visualizar este pensamento, já que vários proprietários utilizam-se disto. O ano passado não houve clareza na demonstração dos recursos da prefeitura e hoje sabemos que tinhamos muito dinheiro em caixa, ano que vem será a mesma história.

Outro fato interessante é que o último aumento do IPTU foi justamente no outro governo de CUstódio, será que os outros administradores foram negligentes ou será que os tucanos realmente não governam com compromisso social? Diante das circunstâncias eu fico com a segunda opção.

Este é mais um texto para a coletânea das negatividades do governo tucano, até hoje não ha o que elogiar, infelizmente.

Pobre Juiz de Fora.

Luciano Costa

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...