30.9.09

Analisando o golpe em Honduras

Segundo as declarações das lideranças brasileiras através de Celso Amorim o Brasil entrou no meio desta crise de forma inesperada, dando asilo ao predidente Manuel Zelaya que buscou a embaixada brasileira.

O avião para a volta do predidente ao país era Venezuelano e o que tem acontecido é uma espécie de "terceirização da crise" já que lideranças latino-americanas como Brasil e Venezuela tem interferido no conflito.

O golpe acontece no momento em que Zelaya assume a sua postura ao lado dos paises que buscam a Revolução Bolivariana ao lado de Hugo Chavez, Evo Morales, Rafael Corrêa e outros. Sua retirada do governo foi proposta pela suprema corte sem nem mesmo ter direito de se defender das acusações após propor a reeleição no país.

Ora, se for da vontade do povo que um governo popular e que tem um comprometimento com a questão social fique no poder qual o problema disso?

Ai vem os críticos ultra-liberais de direita como um que vi ontem em um telejornal (Arnaldo Jabor) e diz que é briga de golpista com golpista, onde o primeiro queria dar um golpe na democracia.

Haja paciência para escutar tanta asneira!

Na verdade o que predomina hoje no mundo é a "DEMO-cracia" onde as elites políticas e econômicas exploram e mantém sob um jugo de escravidão, exploração, opressão e anonimato a maioria das populações locais.

Foi um golpe das oligarquias contra a esperança de uma revolução popular bolivariana, porém, os opressores morrem de medo de perder o seu posto e nem gostam de sonhar com um mundo realmente democrático onde todos tenham voz e acesso a tudo. Em outras palavras,os opressores precisam manter os oprimidos sob a ditadura perversa do capital com disfarce quase perfeito de "democracia".

Por outro lado, o novo governo norte americano de Barack Obama está buscando uma nova postura em relação aos conflitos internacionais, se fosse em outros tempos já teria intervido até mesmo militarmente em um conflito que acontece "em seu quintal", porém, tem agido com cautela, ou será que está em seus interesses apoiar o governo golpista?

No mundo totalmente ideológico e de interesses tudo é possível, vamos aguardar o desfecho de mais este conflito.

Luciano Costa

Leia mais sobre o cerco à embaixada brasileira que hoje já conta com os serviços que foram cortados:

http://www.lucianogeo.com/2009/09/embaixada-brasileira-cercada-em.html

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...