25.8.09

Os 200 homens mais ricos do mundo possuem mais dinheiro que as 2,5 bilhões de pessoas mais pobres

“Os duzentos homens mais ricos do mundo possuem mais dinheiro que as dois bilhões e meio de pessoas mais pobres da Terra”. Essa foi uma das manchetes da revista “Veja”.

Os números impressionam. Mas têm coisas que ficam mais bem visualizadas se a gente colocar em números mesmo. Vejamos. Os 200 homens mais ricos do mundo possuem mais dinheiro que as 2.500.000.000 de pessoas mais pobres da Terra. Ficou melhor assim, não ficou?

Vamos experimentar agora colocar os dois números assim, um em cima do outro, só pra gente ter mais idéia do tamanho dos números que estamos falando.



200

2.500.000.000

É. Assim, um em cima do outro, já dá para comparar melhor, não é mesmo? Um algarismo é bem mais comprido que o outro. Mesmo escrevendo em palavras dá para comparar os tamanhos. Veja só:



Duzentos.

Dois bilhões e quinhentos milhões.

É. Assim dá para perceber claramente que um é bem maior que o outro. Mas dá para comparar também se a gente souber “em quanto” um número é maior que o outro. Para consegui-lo, é só dividir 2.500.000.000 por 200. O que dá 12.500.000. Isso quer dizer que 2.500.000.000 é doze milhões e quinhentas mil vezes maior que 200. E a gente pode escrever isso também assim, por extenso.

Dois bilhões e quinhentos milhões é doze milhões e quinhentas mil vezes maior que duzentos.

Os números são interessantes. De quantas maneiras eu já consegui escrevê-los até agora, não é? E deve ter mais maneiras também, mas eu não estou conseguindo me lembrar agora. Daqueles jeitos, com potências, sabe? Vinha o número com um numerozinho menor, em cima. Mas eu nunca aprendi direito essas coisas então não vou nem arriscar. Os números são legais mas são meio difíceis às vezes.

Mas vamos voltar à manchete da “Veja”. Os duzentos homens mais ricos do mundo possuem mais dinheiro que as dois bilhões e meio de pessoas mais pobres da Terra.

O que uma manchete dessas faz a gente pensar? Pra começo de conversa, a manchete já nos alerta para uma coisa realmente impressionante. Existem mais de 2.500.000.200 pessoas na terra. Ou, melhor explicando, existem pelo menos dois milhões e quinhentos milhões e duzentas pessoas na Terra. O que é um bocado de gente. E pesquisando um pouco, descobri que é bem mais que isso. A população da Terra já ultrapassou os seis bilhões. E vejam só que coisa interessante. No ano de 1.902, a população da Terra não passava de um bilhão e meio. Isso significa que em cem anos, a população quadruplicou. E vem crescendo muito mais rápido nos últimos anos. O que quer dizer que, talvez, daqui há cinco ou dez anos, a manchete da “Veja” seja: “Os oitocentos homens mais ricos do mundo possuem mais dinheiro que as dez bilhões de pessoas mais pobres da Terra”. Mas têm coisas assim, que ficam mais bem visualizadas se a gente colocar em números mesmo:



800

10.000.000.000

É. Assim, um em cima do outro, já dá para comparar melhor, não é mesmo? Um algarismo é definitivamente bem mais comprido que o outro.

Os números. São impressionantes, não são?

Fonte:

Artur de Carvalho
Revista Eletrônica NON - Coimbra, Portugal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...