25.8.09

O que é ALBA?


A Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA) é um acordo de cooperação internacional baseado na ideia de integração social, política e econômica entre os países da América Latina e do Caribe. Ela é fundamentada na ideologia de Simón Bolívar, um dos maiores personagens da história da América Latina que lutou, nos primeiros anos do século XIX, pela independência de cinco países: a Bolívia, a Colômbia, o Equador, o Peru e a Venezuela. Conhecido como “El Libertador”, Bolívar tinha a esperança de formar uma união das novas nações sul-americanas.
Quase duzentos anos depois, a proposta de união e cooperação entre os países latino-americanos ganha força. Como uma alternativa à proposta de integração econômica norte americana - a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) – surge a Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA).

No dia 14 de dezembro de 2004, na cidade de Havana, capital de Cuba, por meio de um acordo entre os presidentes Hugo Chaves, da Venezuela, e Fidel Castro, de Cuba, foi formada uma aliança de cooperação econômica entre os dois países.
Em abril de 2006, através do Tratado de Comércio dos Povos, a Bolívia juntou-se a Cuba e a Venezuela formando uma área de livre comércio. Nesse mesmo evento foi implementada a Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América, como uma tentativa de integração econômica e regional que não se baseia apenas na liberalização comercial, mas em uma visão de bem-estar social, troca e de mútuo auxílio econômico entre os países-membros.
Atualmente a ALBA possui nove integrantes: Antígua e Barbuda, Bolívia, Cuba, Dominica, Equador, Honduras, Nicarágua, São Vicente e Granadinas e Venezuela.
Dentre os objetivos da Aliança Bolivariana podemos destacar como principais:
- a integração dos diversos países da América Latina e também do Caribe, que tem como base a ideologia de Simón Bolívar;
- tornar equivalentes a realidade de cada país membro focalizando os esforços no combate à pobreza, desigualdade social e exclusão social.
- dar vantagens e/ou preferências às pequenas e médias empresas considerando que os países mais desenvolvidos devem financiar todo o processo de integração, estabelecendo os fundamentos no princípio da solidariedade.

Site da ALBA:
www.alternativabolivariana.org

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...