26.8.09

Metrópole, megacidade e megalópole

Qual a diferença entre uma megacidade, uma metrópole e uma megalópole?

Uma grande cidade urbanizada, com mais de 1 milhão de habitantes, desenvolvida socialmente, culturalmente e/ou economicamente e que exerce influência sobre as demais cidades do país ou região é denominada de metrópole.

A formação de uma metrópole é resultado do encontro ou da junção entre duas ou mais cidades em razão de seu crescimento horizontal. Esse processo denomina-se conurbação.

No Brasil, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são consideradas metrópoles nacionais (principais cidades do país).

Segundo o IBGE (1999), as principais cidades regionais são: Belém, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Baixada Santista, Curitiba, Londrina, Maringá, Norte-Nordeste Catarinense, Vale do Itajaí, Florianópolis e Porto Alegre.

Uma megacidade é a cidade ou centro urbano que passou ou está passando por um rápido processo de urbanização e possui mais de 10 milhões de habitantes. São Paulo e Rio de Janeiro são exemplos de megacidades.

A conurbação de várias metrópoles ou regiões metropolitanas forma uma megalópole, áreas que correspondem às mais importantes e maiores concentrações urbanas do mundo, com forte integração econômica e intenso fluxo de pessoas e mercadorias. Um exemplo de megalópole nacional é o eixo Rio de Janeiro - São Paulo, localizado no sudeste brasileiro, no vale do Paraíba. A megalópole inclui municípios da região metropolitana das duas grandes cidades.

Como exemplo de megalópole internacional, pode citar a faixa que se estende pela costa norte-americana desde Boston a Washington e compreende Nova York, Filadélfia e Baltimore.

Imagem de satélite da região metropolitana de São Paulo

Imagem de satélite da região metropolitana do Rio de Janeiro

Imagem de satélite da região metropolitana de Belo Horizonte

Vista aérea da megacidade do Rio de Janeiro

Imagem de Satélite da cidade de Nova Iorque

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...