5.8.09

A limitada visão de alguns pedagogos.



Etimologicamente, a palavra pedagogia tem origem na Grécia antiga – paidós (criança) e Agogé (condução).

Às vezes, ao ler alguns escritos de pessoas desta área me pergunto para onde estão conduzindo.

Ora, em 99,9% dos casos percebo uma visão limitadíssima sobre educação institucional (aquela praticada em instituições de ensino).

Na maioria dos casos as suas análises simplesmente fazem críticas severas às metodologias dos docentes em sala de aula, citando os vários textos compilados de autores desta área.

Ora, pensar o trabalho docente não está errado, porém, a educação carece de uma visão mais ampla a fim de que possamos conquistar uma melhor qualidade de ensino.

Tenho certeza que a quase totalidade dos educadores entram sala de aula com o intuito de fazer o melhor para a educação dos alunos e os conduzir para uma verdadeira educação que proporcione libertade, porém, na visão limitada de alguns, estes são os carrascos.

Na verdade, sem saberem nada do cotidiano escolar esperam que os docentes sejam "fazedores de milagre" no que diz respeito a vários temas referentes à educação, não considerando todo círculo de adversidades que nos rondam tais como salas lotadas, falta de material didático e suporte a fim de implementar atividades diferenciadas para alunos com necessidades especiais e o próprio desrespeito e desinteresse pela educação que são reflexos da sociedade entre outras coisas.

A educação não é adquirida nas instituições de ensino exclusivamente mas faz parte de todos os momentos da vida seja na família, no trabalho, nos momentos de viversão e quaisquer outros encontros sociais, estamos sempre aprendendo e ensinando e a educação só termina no fim da vida. Vivemos em uma sociedade que não tem um mínimo de preocupação com isto e os pais caminham cada vez mais afastados de seus filhos.

Ora, mesmo não tendo em seus cursos disciplinas que abordem de forma ampla o processo educacional estes prfissionais deveriam ter uma leitura do tema e não se embasar meramente em teorias de diversos autores que simplesmente abordam o processo de ensino me aprendizagem no ambiente escolar que é o que a maioria faz.

Devem ser analisados em uma perfeita engrenagem além da atuação docente, os esforços governamentais, a sociedade da informação que pouco se preocupa com educação, a decadência da família e a inversão de valores na sociedade moderna e principalmente o individualismo e a falta de amor e respeito nas relações sociais bem como a ganância na sociedade capitalista onde o ter é mais cultuado que o ser. Sem falar em outras várias variantes que interferem no processo educacional.

Sem entender tudo isso dificilmente se implementa de fato uma pedagogia da cooperação para que alcancemos o objetivo maior da educação que é de fato formar cidadão com valores éticos e morais a fim de transformar a realidade do mundo visto que carecemos e muito de cidadania.

Que possamos de fato conduzir e sermos conduzidos sem alienação e rumo à libertação social e intelectual.

Luciano Costa

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...