6.2.15

Precisamos voltar a evoluir.


Segundo a teoria científica mais aceita, conhecida como Big Bang, a Terra se originou de uma grande explosão ocorrida a pelo menos 15 bilhões de anos na qual até hoje os fragmentos circulam no espaço (meteóros). Desta explosão formaram-se as galáxias e as estrelas, incluindo o nosso Sistema Solar.

Os primeiros sinais de vida no planeta, as bactérias, surgiram muito tempo depois, cerca de 3 bilhões de anos, com o planeta em constante proceso de transformação para a atual estrutura que conhecemos devido a presença da água nos três estados, da atmosfera e outros fatores que provocaram a constante solidificação da crosta.

A espécie humana demorou ainda mais a aparecer. o homo sapiens, que seria o ancestral mais próximo dos seres humanos surgiu a cerca de 40 mil anos atrás, quase nada se comparado à origem da vida na Terra.

Várias espécies de plantas e animais sofreram sucessivas transformações. Entre elas, o próprio ser humano, que veio evoluindo não somente em suas características físicas, mas também em seu poder de transformar a natureza.

Dotado dessa capacidade transformadora, ao longo de sua trajetória, o ser humano fez grandes descobertas, entre elas, o fogo, a roda e a agricultura, que lhe garantiram melhores condições de vida.

No entanto, há apenas 150 anos, o homem transformou ainda mais o seu modo de vida, com repercussões até o dia de hoje. Em meados do século XVIII, na Inglaterra, começou um período de grandes inventos e máquinas, chamado de Revolução Industrial, que marcou justamente a fase da indústria, da produção em série e do estímulo ao consumo.

Foram muitas décadas de produção, sem muita preocupação coma natureza. Mas os primeiros desastres ambientais e o agravamento de conflitos entre os povos serviram de alerta para a humanidade.

Precisamos urgentemente retomar o caminho da evolução!

Luciano Costa

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...