17.5.09

A ZCIT e as Intensas chuvas e secas do Brasil.





Nos últimos dias estamos acompanhando as intensas chuvas e os desastres que tem ocorrido nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Isto se deve à chamada Zona de Convergência Intertropical - ZCIT que é o sistema meteorológico mais importante na determinação de quão abundante ou deficiente serão as chuvas no setor Norte e Nordeste do Brasil.

A ZCIT é uma banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul.

Os ventos convergem devido a posição da região em relação a inclinação do planeta, ou seja, as massas de ar que circulam de uma área de alta pressão atmosférica (fria) vai em direção a uma área de baixa pressão atmosférica (quente), assim, por estar localizada próxima da linha do equador (área que recebe maior insolação), e por estarmos entrando no solstício de inverno no Hemisfério Sul do planeta, as massas tendem a convergir para aquela região do globo.

Enquanto isso, quanto mais ao sul, mais frio é o tempo, assim, as massas úmidas formadas no oceano tendem a circular em direção ao norte.

De maneira simplista, pode-se dizer, que a convergência dos ventos faz com que o ar, quente e úmido ascenda, carregando umidade do oceano para os altos níveis da atmosfera ocorrendo a formação das nuvens onde posteriormente acontecerá a precipitação em forma de chuva.

Resultado: Fortes e intensas chuvas ao norte do país e seca ao sul como tem acontecido.

Já no verão, como vimos as grandes catástrofes em Santa Catarina na Região Sul do país, também se forma a ZCIT só que agora ao sul já que de acordo com a inclinação do planeta e as estações do ano estávamos no solstício de verão, onde o Hemisfério Sul é mais iluminado pelo sol, o que podemos perceber pelos dias maiores que as noites e o intenso calor, tudo isso aliado ao relevo das serras catarinenses que impediam a passagem das massas de ar e formavam as chuvas de relevo que atingem constantemente uma mesma área e causando grandes desastres.

Luciano Costa

Um comentário:

Raissa disse...

Esclarecedor!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...