13.5.09

A legítima e justa greve dos professores da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.


Continua a greve dos professores da prefeitura de Juiz de Fora.

A categoria está paralisada desde o dia 30/04 na busca por um mínimo de respeito por parte da administração municipal.

Isto ja era algo previsto, desde que este governo autoritário e não popular assumiu o governo, as pessoas mais próximas sabem que falei disso desde o princípio.

O certo é que a experiência da péssima gestão anterior deste prefeito e o descaso com os servidores municipais, ou seja, com a maioria da população que necessita dos serviços sociais prestados não foram suficientes para que a população juizforana mudasse esta situação através do voto.

Na verdade falta consciência política e memória para a população e para que este sistema continue e estes lobos continuem sendo eleitos a educação é tratada com descaso, ora, numa sociedade pensante poderia ser menos desigual e a elite, o que inclui a política não quer que isto ocorra.

Enqanto a educação pública for tratada como segundo plano a situação social dificilmente vai melhorar.

Me lembro muito bem da campanha eleitoral quando o sujeito eleito pegava as criancinhas no colo e dizia que a educação era uma de suas prioridades, meu Deus, quanta hipocrisia!

Hoje em uma reportagem do MGTV, foram apresentados dados do FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica), o repasse feito pelo governo federal para desenvolvimento da educação e valorização do magistério, onde houve um aumento significativo se comparado ao mesmo período do ano passado (jan. a abr.).

Isto foi uma das argumentações legítimas do sindicato nas "negociações", porém, o prefeito continua a afirmar que é impossível conceder reajuste. É bom lembrar que eu coloco entre aspas a palavra negociações porque a prefeitura não está negociando nada com a categoria e até hoje insiste em 0% de reajuste, onde a legislação municipal garante no mínimo as perdas inflacionárias que gira em torno de 7%.

Outra coisa que gostaria de lembrar é que este ano ja deveria ser implantado o Piso Nacional da categoria, o que até agora nem sequer foi mencionado por esta administração fraudulenta.

Enquanto isso continua o descaso e o autoritarismo.

Analisando estes primeiros meses de governo tucano digo que saimos da privada (ao derrubar o bejanismo) e fomos para o esgoto (ao eleger isto que hoje governa a nossa cidade).

Enquanto isso o prefeito busca "fazer caixa" para cumprir sua promessas de campanha que consiste em várias obras viárias e hospital da "zona norte" que na verdade deve ser construido na região central. Que piada!

Com minha humilde experiência, posso dizer que com o fluxo de caixa que a prefeitura possui, os números da "dívida" que são anunciados são mais uma forma para que as promessas de campanha sejam cumpridas.
Para ter uma idéia, a cidade de Barbacena-MG que possui cerca de 130 mil habitantes, ou seja, pouco mais de 1/4 da população de Juiz de Fora paga quase o dobro do salário do magistério municipal de JF e concedeu um reajuste de 12% este ano mesmo tendo herdado Uma dívida de mais de 30 milhões de reais do governo anterior.
O que falta a JF é competência da atual administração e vontade política, além da valorização daqueles que fazem JF caminhar.

E onde está o governo do Estado, o cabo eleitoral que iria garantir tudo? Vamos esperar para ver!

E qual será é as prioridades deste "governo"? Abrir espaço para empresas que geram meia dúzia de empregos e que vão embora quando tiverem que pagar impostos para a municipalidade assim como a Mercedes está ameaçando? Eu ja vi um anúncio destes por ai.

E quanto a pequena empresa que é a maior empregadora e também uma promessa de campanha?

Temos que orar muito por nossa cidade e por consequentemente por nossa qualidade de vida.

Luciano Costa

2 comentários:

Raissa disse...

E outro candidato seria diferente? Que empresa ele está apoiando dessa vez, que eu nem tô sabendo. Na zona norte ou no centro só espero que o hospital pelo menos saia. Cuidado com as palavras hein (até parece que vc um dia vai medir) huehuehue vai acabar como aquele caso que me contou.

Prof. Luciano Costa disse...

"E outro candidato seria diferente? "

Sinceramente não sei pois o "novo" não aconteceu, mas infelizmente JF "elegeu" novamente atores de um passado obscuro, falta memória política, é melhor apostar em algo novo do que insistir no que é velho e conhecido.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...