3.3.09

Briga de "cachorro grande" (EUA x Rússia)


Notícia relacionada:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/03/090303_obamarussiairafn.shtml

Com o fim da União Soviética e da
Guerra Fria , período em que o mundo que era divido em três, sendo o 1º composto por países ricos capitalistas, o 2º composto por países socialistas e o 3º composto por países pobres capitalistas, uma guerra ideológica entre dois Estados (EUA e URSS) capitalismo e socialismo respectivamente, numa busca por áreas de influência, viviamos num mundo bipolar.
.
Hoje, no mundo multipolar, onde o conceito de potência está relacionado ao poderio econômico, com a reconstrução da Europa e do Japão, várias são as potências mundiais.
.
Mas será que a chamada "Guerra Fria" realmente chegou ao fim?
.
Mesmo com o fim da União Soviética (bloco que era composto por países sob o regime socialista e que hoje passaram por mudanças drásticas na economia a fim de se enquadrarem no sistema capitalista), a Rússia, o maior país entre as repúblicas agora independentes ainda é a 2ª potência mundial ao falarmos de poderio bélico, possuindo um grande arsenal de armas nucleares.
.
Podemos perceber através dos últimos acontecimentos que os dois países mais bem armados (EUA e Rússia) , continuam a se respeitar, visto que um conflito armado poderia gerar uma destruição de proporções gigantestas em ambos os Estados.
.
Portanto, a sensação de "guerra improvável e paz impossível" da Guerra Fria continua viva nos dois países e no resto do mundo que estaria envolvido em um possível conflito.
.
Ora, segundo a notícia que coloquei o link nesta postagem, os EUA estudam a implantação de um escudo anti-misseis no leste europeu, mesmo tendo o aval da
.
Polônia e Rep. Tcheca, tudo por causa do levante da Rússia que é contra tal dispositivo, visto que este poderia bloquear os seus supostos ataques em caso de conflito. Devido as ameaças de uma reação da Rússia, o escudo ainda não foi implantado.
.
Os EUA não detêem o programa nuclear do Irã seu outro inimigo, já que este é apoiado pela Rússia. É bom destacar que por muito menos eles invadiram o Iraque e o Afeganistão recentemente, sem falar nas outras intervenções militares históricas que os tornam os maiores terroristas de todos os tempos.
.
Eles também não agiram no conflito entre Rússia e Geórgia que aconteceu recentemente, apenas fizeram algumas tímidas críticas.
.
Militares Russos a alguns meses treinaram no continente americano, com o aval da Venezuela, inimigo declarado dos EUA e alguns meses depois foram os EUA que colocaram seus submarinos em treinamento nas pxoximidades da ilha de Cuba que ão pode ser atacada pelos EUA devido ao acordo feito após a crise dos mísseis ainda na Guerra Fria.
.
Enfim, o conflito direto continua sendo evitado e a corrida armamentista continua viva na mente destes geopolíticos, portanto, o que concluo é que a Guerra Fria não terminou, apenas tomou um outro rumo após o fim da União Soviética e tanto os EUA como os outros países da OTAN , nem nenhum dos envolvidos vivem em paz.
.
Da mesma forma, a busca por áreas de influência continua, no texto acima foram citados alguns aliados dos dois países pelo mundo, onde isto vai dar, em uma nova guerra armada? E em que proporções seria?
.
Isto somente a história dirá!
.
Luciano Costa

Um comentário:

Cláudia disse...

Luciano... adorei seu blog.. Parabéns!!
Estou usando muitas publicações suas com meus alunos.
Obrigada Abraço Cláudia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...