24.12.10

Minhas mensagens de natal.


1) PORQUE PREFIRO O ANO NOVO DO QUE O "NATAL":
Muitos devem estar achando muito estranho o título desta postagem, assim como muitas coisas que escrevo e que causa espanto em muitos que recebem tais escritos.
Muitos recebem tais coisas como verdadeiras heresias (na ótica institucional), outros como verdadeiro desrespeito.
Me lembro muito bem do dia em que contei algo engraçado, nem me lembro mais o que e um amigo logo me disse, me espanta você dizer isto ja que diz crer e fala coisas tão bonitas, porem, a pessoa ficou boqueaberta quando eu disse que ela pensava que Deus não tem senso de humor, ora, a "criação" institucionalizada de um Deus carrancudo nas mentes torna as pessoas as mais medrosas dessa existência.
Falando sobre estas datas em que muitos comemoram em dezembro o natal, fico muito triste nesse período, principalmente em perceber que o natal se tornou "natal" e cada dia esta data está mais podre nas festividades por ai.
É bom lembrar que não se pode precisar uma data para o nascimento de Cristo, e que esta está muito longe de dezembro segundo algumas estimativas de estudiosos dessa área.Tenho certeza que aquele que é o Caminho a Verdade e a Vida e que veio para que tivessemos vida em abundância e que nos faz um simples e fenomenal convite: -"Venha e Segue-me", no qual seguimos uma Via na existência que não é um espaço geográfico determinado, mas como o vento que vai para onde quer, não está muito interessado em que lembremos de uma data específica, mas que nasça em nossos corações e que esteja vivo em todos os momentos, sendo nós, espalhadores da boa semente do evangelho pela existência e em todo tempo.
Ora, muitas são as coisa que me entristecem.. hoje por exemplo acordei com vários gritos de uma vizinha brigando com o marido que cheirou e bebeu todas na noite de ontem, muitos churrascos e festividades sem o afeto dos que amamos e o espírito verdadeiro do natal.Pelos shoppings muitos papais-noeis em sus carros com neve de mentira feita de papelão, isso no calor de um país tropical.. que palhaçada..
Muitos são os presentes para uma infinidade de pessoas... não to dizendo que isso é ruim, aliás, movimenta a economia, to falando do esquecimento de algo simples que foi dito acima, onde o suposto aniversariante é esquecido totalmente, o que ele quer é simplesmente que o deixem nascer no peito, tão simples e tão complicado para aqueles que preferem crer em carros e cavalos ou em suas próprias mãos do que descansar na graça dia e noite.
Sei que é impossível mudar esse sistema comercial, mas gostaria que muitos tivessem a consciência que o "natal" dos homens não é o natal de Deus para os homens.
Gostaria que todos fizessem aquilo que tem vontade de fazer no feriado do dia 25, mas que não chamem suas práticas de natal, que parassem de camuflar e que esta data não fosse desculpa para que se faça e aconteça sem nenhum pudor..
Ora, que o natal de Deus aconteça todos os dias da existência e que o "natal dos homens" não tenha essa denominação, pois viver uma "verdade-mentira" é uma ilusão muito grande.Por falar em datas comemorativas de nosso calendário, prefiro muito mais a passagem de ano do que o natal. Depois de tudo que ja foi exposto não é difícil perceber o porque.
Nesse dia pelo menos as pessoas são honestas consigo mesmas e não camuflam uma verdade, se preparam para comemorar ou chorar um ano que passou e festejam com várias expectativas de um ano melhor, um momento muito bonito de reflexão.
O reveillon é reveillon mesmo, o "natal" não é natal!
Prefiro a verdade do que a mentira, prefiro o reveillon do que o "natal"!
Prefiro uma festividade com estímulos verdadeiros do que algo camuflado e sem sentido original, o sentido que deixou muito felizes os Reis Magos e que nos traz alegria, paz, felicidade, etc.. enfim, a vida em abundância que todos esperamos.
Pensem nisso...
Em Cristo, que é o natal que gera vida em nossa existência,
Luciano Costa
(Escrita em 2007)
_____________________
2) UMA MENSAGEM DE NATAL II:
Na última postagem sobre o natal escrita em 2005 que volto à colocar em evidência aqui no blog falei sobre o seu significado e o bem que podemos desfrutar quando vivemos o natal na existência, dia após dia à cada dia vivendo e deixando que Cristo viva em nossos corações, é justamente isso que é encontrado em cada postagem deste blog.
Estamos em 2006 e percebo um gêlo muito grande nas pessoas, ando pelo shopping e vejo um senhor vestido de papai noel com uma blusa de lã num calor de quase 40º suando à bessa e numa simples brincadeira pergunto se ele não está com calor, a resposta é óbvia, - Sim estou, mas preciso ganhar a vida né!
Passei perto de uma banca de jornais e vi mulheres nuas em algumas revistas com o chapéuzinho do papai noel que não sei como se chama, não que eu seja contra a profissão das mulheres, porém, o que quero enfatizar é a mensagem ali estabelecida como se o natal fosse algo semelhante àquilo.No trabalho, nas ruas, na fámilia, todos nos desejam um feliz natal, acho muito engraçado e fico imaginando de que natal estamos falando, será que estamos falando outra língua?
Acho muito engraçado como temos uma facilidade imensa de sermos uma cópia, isso é mais visível em tempos de globalização onde um símbolo utilizado nos EUA (falo do papai noel) é também copiado por nós, nesse período faz frio nos EUA devido à inclinação da Terra e sua influência no clima global, portanto a roupa típica de inverno não é nada estranho pelas bandas do norte, porém, insistimos em copiar.
Minha intensão aqui não é trazer um longo estudo histórico sobre a ogirem e o significado desses simbolos visto que existe muita especulação e muita ideologia, portanto devemos sempre estar ligados e verificarmos quem escreve.
O que quero é trazer uma reflexão simples e objetiva de como a sociedade em geral tende à deixar as coisas simples da vida, coisas boas e que trazem bem a fim de buscar sempre coisas diferentes para satisfazer os seus desejos impostos pela mídia massacrante que nos bombardeia à todo tempo e que nos induz à estar sempre "na moda".
Ora, no texto abaixo expresso a simplicidade e os benefícios no natal quando encarado como um natal existencialmente experimentado na vida dia após dia, o jogo de interesse existente no mundo em que vivemos faz com que isso seja deturpado a fim de que vivamos uma vida de aparências que muitas vezes não condiz com nossa essência até chegar o momento em que caimos na real e percebemos que estamos em um jogo de retro-alimentação na sociedade e que não temos nenhum valor se não atendemos os seus interesses.
Não é à toa que vemos muitos idosos esquecidos em hospitais e asilos, sobre isso vou escrever um texto mais adiante abordando essa questão.
Ora, assim como tratamos as coisas também tratamos as pessoas já que vivemos em um mundo extremamente coisificado.Nesse mundo coisificado os valores da alma perdem o valor para os valores capitalistas.
Diante disso não é difícil entender o porquê do gêlo e do esquecimento de um acontecimento que mudou a história da humanidade que está muito bem narrado no texto abaixo.
Por causa disso muitos deixaram de viver e pregar a simplicidade do evangelho a fim de criar uma religião de barganhas e de interesses, verdadeiros shows pirotécnicos com seres coisificados e vazios vivendo num mundo irreal onde a alma está muito distante do que busca o corpo.
Ora, o povo se perde por falta de conhecimento!Por isso afirmo agora e sempre que eu quero é a simplicidade durante todo o ano, toda a vida, sem cessar!
Em Cristo, que espera um único e mais valioso presente nesse natal, esse presente é que vivamos com
Ele sempre!
Luciano Costa
(Escrita em 2006)
_____________________
3) UMA MENSAGEM DE NATAL:
Isaías 9:6
"Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de Conselheiro Maravilhoso, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz".
Eis que a profecia se cumpriu, eis que nasceu o nosso rei, Cristo Jesus o salvador, o único Caminho, aquele que é Verdade e Vida!
Eis que o verbo se fez carne e habitou entre nós, trazendo boas-novas para um povo que ora andava em trevas, oprimido por um fardo de culpa, mas o fardo de Cristo é leve e suave, Ele próprio levou sobre si as nossas transgressões nos trazendo perdão podendo o homem Ter aquilo que ora era impossível aos homens, a salvação, mas para Deus não há impossíveis.
Deus amou o mundo e sua criação de tal maneira que Deus seu filho unigênito a fim de que todo aquele que crê não pereça mas tenha vida eterna (João 3:16).
Isso prova o amor de Deus para conosco, o fato de Cristo Ter morrido por nós sendo nós ainda pecadores.
Através do sacrifício de um único justo muitos outros injustos são justificados, tudo pela fé e a ação da graça justificadora, que não vem de nós mas é Dom de Deus, é favor imerecido, isso quer dizer que todo o preço já foi pago lá na cruz onde tudo já foi consumado, onde o plano de salvação se cumpriu.
Assim, hoje, amanhã, dia 25, no ano novo ou seja quando for o natal pode acontecer dentro de cada um, basta confiarmos naquilo que foi feito por nós e decidirmos por Cristo, elegendo-O como Senhor e salvador, e confiando que o Deus ressurreto veio e nos trouxe as boas-novas e libertação, nos libertando para a liberdade a fim de que a cada dia possamos crescer em consciência na graça e desfrutarmos da paz que excede todo o entendimento inundando os nossos corações onde somente aqueles que depositam a sua total confiança na mensagem da cruz que é loucura aos homens podem desfrutar, onde eu e muitos estamos desfrutando e recebendo essa mensagem como boa-nova a cada dia.
Meu desejo é que todos tenham um feliz natal, e que o natal seja uma realidade onde todos possam realmente nascer em Cristo certos de que em Cristo estamos livres de todo embaraço, estamos livres de toda a culpa que nos oprime, pois é certo que estamos perdoados pois a ética do evangelho é o amor e não a ética moral dos homens.
"Quem me ama cumpre os meus mandamentos que é um, que ameis uns aos outros como eu vos amei."
Esse é o meu desejo hoje e para todo o sempre! É isso que espero para você meu amigo! Isso vai muito além dos presentes e comemorações, espero que ganhe muitos presentes também e que se divirta bastante e curta aquilo que gosta sem medo, pois "O verdadeiro amor lança fora todo o medo."
Em Cristo, onde qualquer dia e hora pode ter festa nos céus quando um homem se arrepende e O aceita em seu coração, e que tem o desejo de que todos os homens se salvem,
Luciano Costa
OBS.: Escrito em 2005

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...